data

11

04

2018

11/04/2018

dicas de produtividade, Produtividade e Finanças

Produtividade: Vamos falar de E-mail!

por Robinson Steven
Produtividade e Finanças

Produtividade: Vamos falar de E-mail!

por Robinson Steven

Tenho um hábito de sempre ler no começo do meu dia, logo pela manhã durante o café. Um dia desses  me deparei com um artigo da HBR (Harvard Business Review) sobre e-mails. Achei interessante e já o selecionei para leitura, pois é uma ferramenta muito presente no meu dia a dia.

O tema principal abordado pelo artigo foi a respeito do uso do e-mail. Um dado chocante é que um profissional americano gasta em média 4.1 horas por dia respondendo e-mails. Com esse dado em mente resolvi fazer uma reflexão de como eu lido com o e-mail e será que o número de horas que eu utilizo no meu dia é próximo a esse número?

Reparando nos meus hábitos, a primeira coisa que eu faço quando eu pego o meu celular é ver o meu e-mail pessoal e quando ligo o computador é ver o e-mail de trabalho. Gasto aproximadamente 1 hora e meia do meu dia respondendo e-mails e lendo eles. Quero deixar uma primeira dica para você otimizar a sua caixa de entrada. A dica é da Ana Carol e faz parte do desafio de 31 dias, o qual eu confesso que não fiz.

O grande ponto é que o e-mail é uma ferramenta fundamental para muitos profissionais e aprender a lidar com ela da melhor maneira possível é o mais indicado. O próprio autor do artigo cita algumas dicas preciosas, como:

  • A cada sim que você diz é mais trabalho para você: Dizer não é um desafio para qualquer pessoa e não só na vida profissional, ainda mais em épocas de crise. É por esses motivos que é importante saber priorizar os objetivos e oportunidades. Lembre-se que você não vai conseguir abraçar o mundo sozinho.
  • A caixa de entrada do seu e-mail é uma lista a fazer de alguém: Pense comigo, quantos e-mails você envia para você mesmo? Acredito que um número muito inferior do que você recebe dos seus clientes ou colegas de trabalho sobre atualização de tarefas, não?
  • Quais são realmente os e-mails importantes? Aqui se aplica perfeitamente a regra de Pareto visto que somente 20% dos seus e-mails são realmente importantes e responsáveis por 80% dos resultados que você necessita.

               O e-mail ainda continuará a ser muito presente em nossas vidas e esse tipo de comunicação cresce em torno de 15% por ano segundo a HBR. Portanto, saber lidar de forma mais eficiente com ela pode te salvar boas horas de trabalho. Como bônus eu encontrei uma reportagem do Washington Post sobre uma calculadora que simula quanto tempo você gastará com e-mail durante a vida. Segue a minha simulação abaixo e com a tradução. Quer fazer sua conta? Clique aqui.

Calculadora do Divirta-se Oranizando - Imagem

Qualquer dúvida deixe nos comentários e abraços,

Assinatura Robinson - Divirta-se Organizando

Comments

comments

gostou? compartilhe!

deixe seu comentário a partir do nosso blog

Deixe uma resposta

você também vai gostar de: