data

26

01

2018

26/01/2018

dicas de produtividade, Produtividade e Finanças

Produtividade: Cursos online

por Robinson Steven
Produtividade e Finanças

Produtividade: Cursos online

por Robinson Steven

Começo com uma pergunta simples, você já fez algum curso online? Acredito que uma boa parte das pessoas responderão: Sim, já comecei e não terminei. Mas se você ainda não começou, não tem problema, porque as dicas deste post também te ajudarão. Primeiro, eu confesso que já tive um pequeno pré-conceito com os cursos online e resolvi desafiar a minha própria crença cursando um EAD no ano de 2013.

Após esse primeiro curso, Mudança Climática aplicada ao microclima, (o tema não foi dos melhores), eu aprendi muito. Era o início para se aventurar em novos cursos e assuntos. Porém, é injusto comparar os cursos existente na época com os que encontramos atualmente.

Como estamos falando de produtividade quero apresentar algumas dicas para você aproveitar ao máximo essa ferramenta que vem ganhando cada vez mais espaço e relevância nos dias de hoje. A primeira dica é: conhecer as plataformas que são destaques na internet. E por que não já escolher um curso? Então vamos lá:

  • Coursera: Um dos pioneiros no ensino a distância e cresceu de forma exponencial nos últimos anos. É uma plataforma onde você pode encontrar cursos de matemática financeira até alimentação saudável. A grande maioria dos cursos possuem instrutores renomados. É gratuito, mas se você quiser o certificado é necessário pagar. Recomendo para conteúdos mais densos.
  • Veduca: Muito parecido com a plataforma citada acima, porém com mais opções de cursos nacionais. Como, por exemplo, inúmeros cursos da USP. Recomendo a utilização do site.
  • YouTube: O principal site de streaming da internet. Não poderia deixar de citar ele, pois já me ajudou em muitos casos. É incrível como você consegue aprender coisas tão rápido e pontuais.
  • Khan Academy: Para quem está cursando alguma faculdade de exatas, estudando para concurso ou naquela época do pré-vestibular esta plataforma é uma mão na roda. O melhor de tudo é que agora possuem suportes para quem é professor ou pais. Vale a pena conferir.
  • Oh lala, Dani!: O ensino de idioma está sendo revolucionado com a internet, você consegue hoje conversar com um nativo de outra língua de forma rápida e simples. Gosto muito desta nova plataforma de ensino do idioma francês. Estão começando e vejo muito potencial.

A principal dica do post para os cursos escolhidos é uma ferramenta incrível chamada PAUSE. Você já teve aquela experiência de precisar copiar a matéria e ouvir a explicação do professor? Agora, imagina se você pudesse dar pause no meio da aula dele? Pois é, no curso online você pode! Além de voltar e ver a aula quantas vezes quiser. Portanto, use e abuse desse recurso.

Uma característica importante de estudar neste modelo é a flexibilidade. Você pode adaptar o seu horário e o seu ritmo, é incrível. Entretanto, muito cuidado, porque flexibilidade demais pode se tornar um vilão na sua produtividade. A minha dica é COMPROMETIMENTO. Portanto, reserve um tempo para você se dedicar ao curso em algum período do dia. É o mesmo sistema se você precisasse ir a faculdade e assistir aula, então já avisa a mãe, pai, namorada(o) ou irmã(o) que você vai pro curso e ache um lugar tranquilo onde você não seja incomodado. Ah, e isso serve para o celular também.

Ajude e seja ajudado, este é um dos principais lemas dos cursos online. Não é muito diferente dos cursos presenciais, tirando o fato que você pode encontrar colegas de curso do mundo inteiro. A dica aqui é utilizar muito os fóruns e se CONECTAR com as pessoas, pois elas podem se tornar futuros colegas, parceiros e amigos.

Uma dica muito importante para você que quer poupar tempo é assistir os vídeos em velocidade acelerada, acredite um vídeo de 10 minutos você consegue assistir em 4 ou 3 minutos. Se você utiliza o chrome baixe este plugin.

Os cursos online chegaram para ficar e ganham cada vez mais credibilidade. Existem muitos profissionais que se diferenciam devido a sua capacitação neste modelo de ensino. Para finalizar, e a melhor dica do post é, não deixem de estudar e se puder, utilize do livre-arbítrio para moldar a educação pessoal.

Bons estudos e abraços,

Robinson.

 

Comments

comments

gostou? compartilhe!

deixe seu comentário a partir do nosso blog

Deixe uma resposta

você também vai gostar de: