data

22

09

2018

22/09/2018

organização financeira, Produtividade e Finanças

Cresci e virei Simples nacional, como ficam os impostos?

por Divirta-se Organizando
Produtividade e Finanças

Cresci e virei Simples nacional, como ficam os impostos?

por Divirta-se Organizando

Em nossa última conversa, aqui no blog, falamos sobre organização financeira para micro e pequenas empresas. Sugeri 5 dicas de organização financeira para sua empresa alcançar o objetivo do resultado positivo. Agora que já anotou as dicas, me conte um segredo: você (empreendedor) sabe calcular o imposto que paga mensalmente? Se sua empresa dobrar de tamanho nos próximos meses, sabe qual será a alíquota de imposto a pagar?

No início deste ano (2018) muitas mudanças ocorreram na vida das micro e pequenas empresas até mesmo a forma de calcular o Simples Nacional (e sim, ficou mais complicado de entender).

Vamos as principais mudanças:

  • Novos Anexos (tabelas) – Anexo I para a atividade de Comércio, Anexo II para a atividade de Indústria e os Anexos III, IV e V para as atividades de Serviço.
  • Novas Faixas de Faturamento – a partir de 2018 são 6 faixas de faturamento em cada Anexo (tabela) e o faturamento anual é até R$ 4,8 milhões no Simples Nacional. Os MEI’s (microempreendedores individuais) o faturamento anual é até R$ 81 mil;
  • Novo Fator R – agora todas as atividades do Anexo V poderão migrar para o Anexo III (anexo que possui uma tributação bem menor). Isso ocorre se o Fator R (folha de pagamento da empresa) representar 28% ou mais do faturamento dos últimos 12 meses.
  • Nova Fórmula de Cálculo do Imposto – é necessário saber o valor do faturamento dos últimos 12 meses de sua empresa, aplicar a fórmula do Simples Nacional e encontrar a alíquota efetiva de cálculo do Simples Nacional.

Com essas mudanças, as alíquotas de impostos do Simples Nacional, que eram fixas em suas faixas, passam a ser progressivas de acordo com o faturamento da empresa. O impacto dessas mudanças é que mensalmente poderá variar o percentual da sua alíquota. Sempre de acordo com seu histórico de faturamento em 12 meses.

Para simplificar todo esse processo, nós da Declare Contábil preparamos a Planilha de Cálculo do Simples Nacional 2018, para você simular sua alíquota de imposto e valor a pagar.

A planilha da Declare Contábil tem por objetivo ajudar você empreendedor a simular o valor do Simples Nacional da sua empresa, mas tenha cautela e sempre consulte seu contador.

Esses materiais ajudou você? Se tiver alguma dúvida não deixe de escrever aqui nos comentários ou entre em contato pelo e-mail contato@declarecontabil.com.br.

Comments

comments

gostou? compartilhe!

deixe seu comentário a partir do nosso blog

Deixe uma resposta

você também vai gostar de: