data

16

08

2017

16/08/2017

agendas, Produtividade e Finanças

Por que abandonei minha agenda de papel?

por Ana Carolina
Produtividade e Finanças

Por que abandonei minha agenda de papel?

por Ana Carolina

Sistemas de organização são assim, a gente testa um, testa o outro e escolhe qual é o que melhor se adapta a sua realidade. É natural que as coisas mudem, nossa rotina muda, nosso trabalho muda, e mudanças são excitantes. As vezes, depois de muitos testes, percebo que o sistema antigo era o melhor e não hesito em voltar para ele. Uma das minhas últimas mudanças foi abandonar a agenda de papel. Embora fosse um sistema fantástico, encontrei um ao qual me adaptei melhor: o celular! Aqui abaixo, listo os motivos pelos quais abandonei minha agenda de papel.

O peso

Agenda de papel pesa na bolsa, já o celular, leve ou pesado, vai estar ali de qualquer jeito, então porque não aproveitar?

Lembretes

O iPhone possui um aplicativo nativo que permite criar listas personalizadas. Com ele, posso criar uma lista para cada aspecto da minha vida e manter as tarefas atualizadas, tudo isso usando um instrumento que não sai da minha mão: o celular.

A preguiça de anotar

Não há como negar que algumas tarefas, por menores que sejam, atrapalhou nosso rendimento. É tipo deixar a roupa pra fora por preguiça de abrir o guarda roupa. Era isso que eu sentia ao ter que abrir a bolsa, pegar agenda, abrir o estojo e anotar tudo o que eu precisava. Obviamente, nem sempre eu tinha tempo ou disposição para fazer tudo isso e muita coisa ficava sem anotar.

Praticidade

Eu posso ditar qualquer coisa e o celular escreve pra mim! Sabia que este post foi ditado? É o primeiro do tipo e, embora eu tenha revisado tudo antes de postar, pode ter passado um errinho. Se isso aconteceu, releve, vou aprendendo com o tempo.

Notas

No aplicativo notas, posso escrever (ou ditar) todas as minhas ideias e não perder nada.

O post continua abaixo ⇓

Por que abandonei minha agenda de papel? | Blog Divirta-se Organizando

Calendário do Google

Todos os compromissos são anotados no calendário, assim não me perco nos horários. A grande vantagem é o alarme, o celular me avisa, com a antecedência que eu escolher, todos os meus compromissos. Fácil, né?

Mecanismo de busca

Não sabe onde anotou uma informação específica? Pesquise. No celular, a informação pode ser encontrada em uma fração do tempo que eu gastaria folheando a agenda.

O que o celular não substitui

O prazer de escrever

Não posso negar que o cérebro parece absorver melhor as informações quando escrevo fisicamente.

O prazer de riscar uma tarefa cumprida da lista

Embora o aplicativo lembretes me permita fazer um checklist e marcar todas as tarefas cumpridas, riscar no papel dá uma sensação incrível e nenhum celular jamais vai ser capaz de substituir isso.

O visual

No papel é fácil visualizar o todo, dá para ter uma noção melhor do que tenho para fazer, das ideias que tive, do balanço geral do dia.

IMPORTANTE
Faça backup regular do celular, perder todos os compromissos, anotações e tarefas não parece muito agradável, não é?

Conclusão

Após fazer um balanço dos pontos positivos e negativos, optei pelo celular. Na verdade, este balanço foi feito naturalmente ao longo do tempo, o celular chegou timidamente e foi tomando lugar da agenda pouco a pouco. Cada aplicativo que surgia trazia uma nova funcionalidade que facilitava a minha vida de alguma forma, não foi preciso pensar muito.

Como você se organiza hoje? Prefere agenda de papel ou tudo digital? Compartilhe sua opinião com a gente! E se tiver mais alguma dica legal, aproveite a oportunidade de mostrar para outras pessoas, somos um grupo de mais de 10.000 leitores mensais. Já imaginou compartilhar suas ideias com tanta gente assim?

Comments

comments

gostou? compartilhe!

deixe seu comentário apartir do nosso blog

2 respostas para “Por que abandonei minha agenda de papel?”

  1. Olá!
    Me identifiquei com que escreveu, inclusive estou ditando o texto e gostando disso rsrsrs! Tive que revisar também pois no início é difícil acostumar a ditar.
    Já uso a agenda do Google a bastante tempo. Com ela posso ter acesso no computador ? ou no celular?. O alarme ⏰ facilita muito. Quando tentei utilizar agenda ? de papel acabava esquecendo de abrir e virava um cemitério de compromissos perdidos rsrsrs.
    Um abraço carinhoso,
    Ângela

  2. […] do sistema de organização que você utiliza. Por exemplo, eu sou uma pessoa que não utiliza agenda física (agenda de papel). Se você tiver mais dicas, por favor deixe nos […]

Deixe uma resposta

você também vai gostar de: