data

08

08

2017

08/08/2017

Organização

FlyLady: o que é essa metodologia de organização tão falada?

por Ana Carolina
Organização

FlyLady: o que é essa metodologia de organização tão falada?

por Ana Carolina

O que é FlyLady?

Pra começar, FlyLady não é uma metodologia de organização, é uma pessoa! Rá! Muita gente vem me perguntando e, embora já tivesse ouvido falar, não fazia ideia de como funcionava. A FlyLady se chama Marla Cilley, uma empresária que criou um grupo de emails para encorajar pessoas a criarem pequenos hábitos que ajudam a manter a casa organizada. Hoje, virou um grupo de apoio que, basicamente, quer acabar com o caos. Sua metodologia inclui pontos chave que o diferenciam de outras por aí, vale a pena dar uma olhada.

Pontos chave do FlyLady

  1. Passos de bebê e criação de rotinas: novos seguidores são introduzidos a uma série de 31 pequenas tarefas, uma por dia.
  2. Pia impecável: ela afirma que uma pia brilhante funciona como reforço positivo para quem a limpou. Já até falei mais sobre isso aqui.
  3. 15 minutos por vez: Cilley recomenda ligar um timer (lembra da técnica pomodoro?) e organizar por 15 minutos de cada vez.
  4. Tralha não pode ser organizada: antes de começar a organizar, livre-se de todos os excessos.
  5. Rotina semanal: cada dia da semana tem uma tarefa específica (quinta é o dia de compras, sexta é o dia de organizar as finanças…)
  6. Missão de limpeza semanal: durante uma hora – distribuída em tarefas de 10 minutos cada -, os seguidores devem passar aspirador, esvaziar o lixo, trocar lençois…
  7. Vista-se da cabeça aos pés: comece o dia se vestindo para dar um senso de trabalho.
  8. Zonas: a casa é dividida em cinco seções, o que geralmente dá uma para cada semana do mês.
  9. Fichário para controle: onde todas as rotinas, listas e outras informações importantes são mantidas.
  10. Perfeccionismo e procrastinação: pessoas deixam de começar tarefas por medo de falhar. Ela prega que “bom o suficiente é bom o suficiente”.
  11. Sem reclamar: no grupo de apoio, se for pra reclamar é melhor ficar quieto. Interessante!

Conclusão

O que é FlyLady? Uma pessoa, que criou um grupo, que virou uma metodologia com (pasmem) 300000 inscritos na lista de emails!!! Quer destralhar a casa e manter tudo organizado? Parece que a FlyLady te ajuda. Se você já tentou, compartilhe suas impressões com a gente.

Ah, e se quiser saber mais sobre o assunto, é só me avisar!

Comments

comments

gostou? compartilhe!

deixe seu comentário apartir do nosso blog

Deixe uma resposta

você também vai gostar de: