data

04

04

2017

04/04/2017

Produtividade e Finanças

Chega de ser coruja: 6 dicas para dormir bem a noite toda

por Ana Carolina
Produtividade e Finanças

Chega de ser coruja: 6 dicas para dormir bem a noite toda

por Ana Carolina

Durante a adolescência, eu nunca acordava com a sensação de não ter dormido à noite, a manhã era sempre uma alegria, afinal, eu sou uma das poucas pessoas que acorda de bom humor. Com os anos, comecei a acordar cada vez mais cansada, mesmo que minha rotina parecesse a mesma. Parei pra pensar “o que mudou de lá pra cá?” Não é difícil responder: a realidade mudou, o ritmo mudou, a forma de trabalho mudou. Agora é hora de mudar também os nossos hábitos, então vejam 6 dicas para dormir bem a noite toda.

1. Desligue o celular e se conecte de formas diferentes

“Sono é para pessoas sem acesso à internet.”

Celulares, computadores e televisão alteram a produção de melatonina, não deixando seu corpo sentir cansaço e relaxar naturalmente. Opte por outras formas de relaxar e se distrair, como conversar com alguém, ler um livro, ouvir música, arrumar o quarto (eu sei que não parece tão relaxante, mas é, acredite!) Ah, e não se esqueça de deixar o celular longe do corpo, desligado ou em modo avião.

2. Use aromas relaxantes

“Não desista dos seus sonhos, continue dormindo.”

A aromaterapia pode ser uma solução para quem sofre de insônia. Uma forma fácil de aromatizar o ambiente é colocar algumas gotinhas de essência na água e borrifar sobre lençois e travesseiros. Eu sofro deste mal e uso um travesseiro com ervas aromáticas, com cheirinho lavanda e sândalo.  Além destas duas essências, que são minhas favoritas para relaxar, tem outras opções como gerânio, cedro e ilangue-ilangue.

3. Tome um banho morno com sais de banho ou faça escalda-pés

“Meus olhos estão pesados, mas meus pensamentos estão mais ainda.”

Sais de banho são excelentes para descarregar a tensão, é como sair de um mergulho no mar. Além das propriedades relaxantes, os sais costumam ter aromas deliciosos que ajudam a desligar a mente do estresse diário. Se você não tem banheira em casa, pode usar uma bacia com sais e tomar banho com os pés imersos. Há quem diga que essa é também uma ótima maneira de eliminar a radiação acumulada no corpo através do contato com computadores e celulares.

4. Liberte seu cérebro

Cérebro diz: “Precisa acordar cedo? Ótimo, vamos acordar de hora em hora para garantir que você não se atrase.”

Já reparou que tudo o que você não pode esquecer te assombra pelo resto do dia – ou da noite? Você já deve, inclusive, ter acordado madrugada se lembrando de algo que não pode deixar de fazer no dia seguinte, não é? Evite isso fazendo uma lista e anote cada item conforme vai se lembrando, assim seu cérebro pode se concentrar em resolver os problemas, e não em lembrar-se deles. E nunca, jamais, durma sem ajustar o despertador.

5. Prepare o quarto

“Eu tenho um sonho que, um dia, dormirei uma noite toda sem interrupções.”

Um quarto organizado, sem tarefas pendentes para o dia seguinte, permite um sono mais relaxante e uma manhã mais tranquila, então tire alguns minutos para recolher suas roupas e guardar os sapatos. Depois de arrumar, atente-se às luzes que continuam acesas durante a noite, como carregadores, celulares e luzes de stand-by. Qualquer fonte de iluminação pode mandar para o cérebro um sinal de que ainda não é hora de dormir, cessando a produção de melatonina, hormônio que controla o relógio biológico e induz ao sono.

6. Siga uma rotina para avisar o corpo que é hora de relaxar

“Sou tão bom em dormir que faço isso de olhos fechados.”

Quando você faz uma tarefa repetidamente, o cérebro entende a sequência das atividades e já vai se preparando com antecedência. Sabe quando você ouve uma música e já boceja? Uma pequena rotina, como tomar um banho, fazer um chá, escovar os dentes e ouvir uma música relaxante – tudo com o celular à distância – envia ao cérebro um sinal de que é hora de desligar.

21 dias para criar um novo hábito

Dá pra adotar esses pequenos hábitos? É claro que sim! Estudos dizem que leva apenas 21 dias para uma atividade repetida se tornar um hábito (embora nem todos concordem), mas é claro que não dá pra subestimar esses 21 dias, tem que ser consistente e levar a sério. Só assim, essas dicas para dormir bem a noite toda vão ter resultados de longo prazo.

Você tem mais alguma dica para acrescentar? Que tal compartilhar nos comentários para podermos aumentar essa lista?

Comments

comments

gostou? compartilhe!

deixe seu comentário apartir do nosso blog

Deixe uma resposta

você também vai gostar de: